terça-feira, 13 de maio de 2014

Orquídeas: Cuidados especiais

Existem orquídeas de diversas espécies, os preços podem variar muito, dependendo da raridade da espécie, você pode encontrar orquídeas que custam até 10 mil reais! Elas são delicadas e precisam de cuidados especiais a cada estação do ano. Eu ganhei uma orquídea há algum tempo atrás e acabei perdendo a planta, acho que a culpa foi da água em excesso. Agora, no dia das mães, comprei uma para presentear a minha avó, que há tempos desejava ter essa plantinha. Resolvi pesquisar um pouco mais para, informa-la com os cuidados básicos que a planta precisa. Em meios as pesquisas descobri que uma das espécies de orquídeas, a Laelia purpurata, é também símbolo do estado de Santa Catarina, onde vivo! 

Podemos dizer que em sua maior parte, essas plantas preferem ficar em ambientes com meia-luz, já que na natureza, elas vivem apoiadas em árvores e escondidas do sol em meio aos galhos e folhas. E em um lugar levemente úmido, esta flor é mais presente nos trópicos e retira boa parte da água que precisa diretamente do ar. O importante é conseguir recriar, ao máximo, o ambiente que seria natural para a planta se ela estivesse na natureza. Assim, conseguiremos manter saudável, viçosas e com muitas flores.

As orquídeas gostam de água, mas na medida certa. Nem muito, nem pouco. Durante o verão, podem ser regadas até 3 vezes por semana dependendo da umidade do ar. No inverno, uma vez basta. Regue o solo, fazendo que fique nitidamente úmido. Para saber o momento certo de colocar água, verifique colocando o dedo indicador na terra. Se ainda estiver úmida, não é necessário regar. Se estiver seca, a planta está precisando de água. É melhor cultivar em vasos de barro, pois são mais porosos e drenam a água com mais facilidade.

Como as orquídeas preferem lugares mais amenos e com pouca luz, você pode deixar a planta em locais mais frescos, que tenham luminosidade mas não o contato direto do sol, caso contrário elas ficaram desidratadas. Elas costumam gostar dos primeiros raios da manhã, se quiser colocar ao sol, lembre-se de fazer isso logo cedo. 

Existe um período em que as flores da orquídea caem naturalmente, elas passam por um processo chamado "repouso", onde suas flores caem e a planta entra em um período de "dormência". É como um descanso para a planta recuperar suas energias e, logo florescer novamente. Não se assuste, isso é normal. Deixe-a seguir o seu curso!

Como qualquer planta, as orquídeas precisam de nutrientes para crescer mas, o exagero na hora de adubar pode ser pior do que não ter adubo! A adubação do solo pode ser feita pela manhã ou ao entardecer. Dê preferencia aos adubos orgânicos, pois estes respeitam as características naturais da flor. Como existe uma variedade enorme de orquídeas, cada uma tem uma necessidade. Geralmente, você recebe instruções de cultivo quando compra a planta, siga as instruções de acordo com o fabricante. Você encontrará os adubos que atendem melhor as necessidades de cada espécie, em casas especializadas.

Bom, esses são alguns dos cuidados básicos com a sua orquídea. Conforme forem surgindo dúvidas vou compartilhando as pesquisas que fiz referente ao assunto. Já comprei a plantinha para minha avó, agora estou louca para comprar uma pra mim, e dessa vez seguir com mais atenção os cuidados para que ela dure muito! :}

Essa parece muito com a que comprei, alguém sabe o nome dela?

Laelia-purpurata | Símbolo de Santa Catarina

P.s: No site http://comocuidardeorquideas.com, onde encontrei dicas e cuidados com orquídeas, está oferecendo um mini curso gratuito sobre como cuidar de orquídeas. Achei bem interessante, basta preencher e enviar o formulário, que você encontra no site, e alguns minutos você recebe o curso em seu e-mail. Aproveite!



Fontes:
- http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/ 
- http://www.sc.gov.br/index.php/simbolos-de-sc
- http://comocuidardeorquideas.com/


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover