quinta-feira, 22 de maio de 2014

Flor de maio

A minha vó chama de flor de cetim, e foi através dela que eu ganhei o meu vaso de flor de maio, lindo, lindo! Ela passou por uma fase bem "jururu" provavelmente porque eu não sabia cuidar direito. Instintivamente tirei ela do sol direto e deixei a meia sombra, parei de exagerar na água e dei uma adubada depois de muito tempo. Em seguida ela me pareceu bem mais feliz! Cheguei a achar que não iria mais florescer em pleno maio mas, me surpreendeu nas últimas semanas cheia de botões. Entre mais pesquisas, descobri que a flor de maio é da família dos cactos!

"Schlumbergera truncata, também conhecida como flor de maio, é uma espécie de Schlumbergera, do gênero botânico da famíliacactaceae. É originária do Brasil e seus nomes populares são: Flor de maiocacto de natalcacto de páscoaflor de seda. Floresce no outono do hemisfério sul, apresentando flores cor de rosa, brancas, laranjas e vermelhas. Seu ciclo de vida é perene. Possui caule formado por vários artículos que podem ser destacados para formar novas plantas."

De fato, devido ao nome, o ápice de floração da planta se inicia em maio, no outono. Após duas à quatro semanas as flores caem. Elas são resistentes e gostam de luz direta mas, sem excessos, não mais que quatro horas por dia. A rega deve acontecer sempre que a terra estiver seca, eu faço isso geralmente uma vez por semana e, no verão de Três a quatro vezes. Faça a adubação a cada dois meses para manter a terra sempre nutritiva. No verão a planta entra em seu estado de dormência/descanso e, volta a ativa à partir de abril iniciando o novo ciclo de floração.

Resumo geral:

* Se a planta estiver murcha em suas flores e botões, pode ser a falta de umidade no solo;
* A multiplicação da planta pode ser feita através de suas estacas e, é aconselhado fazer após sua floração;
* O substrato deve ser rico em material orgânico, porém precisa ter uma boa drenagem;
* Para estimular seu crescimento, manter à meia luz. Na natureza, esse período ocorre no outono e inverno; 
* Para estimular a floração, necessita da luz intensa não mais que quatro horas diárias. Esse período é referente à primavera e verão;
* Regas frequentes para manter o solo úmido, não encharcado para evitar o apodrecimento das raízes;




Bom cultivo à todos!



Fontes de pesquisa:
http://comofazermudas.com.br/
- http://www.plantasonya.com.br/
pt.wikipedia.org/wiki/Schlumbergera_truncata

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover