terça-feira, 6 de maio de 2014

Germinando sementes de suculentas

Ansiosa por cultivar mais espécies de plantas suculentas apostei em comprar sementes e tentar a sorte. Pelo que pesquisei não será tão fácil, muitas acabam não vingando. Bom, não custa tentar né!? Vale a experiência (risos). Comprei dois pacotes, cada um com 10 sementes sortidas, na loja Garden mania. Acabei tendo uns probleminhas com a compra, não entregaram tudo o que eu encomendei mas, tudo foi resolvido de maneira rápida e o dinheiro referente às sementes que faltaram foi devolvido. Gostei do atendimento da loja!

Quando eu abri o pacotinho me assustei, as sementes da especie que comprei são minusculas! Junto à elas, enviaram um de manual de germinação específico, com as exigências individuais de cada espécie.  Antes mesmo de chegar, já tinha encontrado no site dicas de germinação, super úteis, para plantas no geral. Germinar suas sementes em mini estufas é uma maneira conhecida por muitos. Essa será minha primeira experiência, então juntei todas as informações à respeito.
A mini estufa serve para criar um ambiente propicio ao desenvolvimento das sementes, na fase em que estão sujeitas a vários fatores externos. Cobrir o recipiente auxilia no aumento da temperatura do solo e acelera a germinação, mantém a umidade necessária para cactos e suculentas, nada de excessos. É preciso abrir a estufa pelo menos uma vez por semana, para a renovação do ar. Segundo o site da Garden, essa dica é especialmente importante para sementes muito pequenas e de espécies suculentas, cactos e mesembs.

Procurei pela internet modelos para mini estufas e o que me agradou muito foi as ideias com garrafa pet. Além de fazer reciclagem, elas ficam com um design bem bonitinho. Fiz três modelos de estufas para testar o que mais vai atender as necessidades das sementes. Duas opções sem circulação de ar, sendo que uma possui um reservatório de água no fundo (ainda não tenho certeza se no caso de suculentas essa opção seja boa, não estou usando o reservatório pois não quero terra a terra umedecida demais). E a terceira com um sistema de troca de ar. Elas são super simples, veja só:
*Usei 6 garrafas pet para fazer as 3 estufas ~ :)
Para a estufa com circulação de ar, faça dois furos na garrafa. Um na parte de cima e outro mais abaixo, posicione em lados opostos na hora de fechar.

Na hora de montar sua estufa, é importante lavar bem o recipiente com água quente e passar um pano com álcool. Isso evita o aparecimento de fungos que podem acabar matando as mudinhas. Use apenas garrafas transparentes, as verdes bloqueiam a luz essencial para a fotossíntese. A montagem básica com pedriscos no fundo eu tinha pouquinho, por isso nem dá pra ver e o substrato por cima (terra + areia em partes iguais), é importante que a mistura tenha uma boa drenagem de água. Distribua as sementinhas com cuidado, não é preciso enterrar. As sementes de cactos e suculentas precisam de luz para germinar, e como são pequenas e muito frágeis não teria forças para chegar à superfície. Outro detalhe é que não pode bater sol direto na estufa, apenas muita luz indireta. Para saber se a quantidade de água foi suficiente, observe se formaram gotículas na parede da garrafa veja na foto. Agora é só ter paciência e torcer para que elas venham fortes! Segundo às instruções, elas podem brotar em uma à três semanas. Isso depende muito da espécie, algumas podem levar meses ou até mesmo anos! oO
To super ansiosa pra ver se vai dar certo. Uma das fases que mais gosto é ver a plantinha surgindo na terra, pequenas mudinhas. Voltarei com novidades assim que as primeiras pequenas aparecerem! Torçam por mim \o

2 comentários :

  1. Como esta a evoluçao das sementes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Infelizmente não vingaram como eu esperava ... Das 10 sementes que joguei na terra, 4 deram o ar da graça hehe ... mas, apenas 2 permanecem e parecem não evoluir muito!
      Vou tentar fazer umas fotos e compartilhar na fanpage!

      Abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover