domingo, 1 de junho de 2014

Cactos e suculentas: como cuidar no inverno?

Essa é uma pergunta pertinente em relação ao cultivo de plantas, já que muitas não se adaptam muito bem à temperaturas muito baixas. Nessa época do ano as plantinhas precisam de uma atenção e carinho à mais. Como eu moro em Santa Catarina e as temperaturas por aqui caem drasticamente, tenho me preocupado bastante com esse assunto, já que cactos e suculentas são espécies predominantes de climas quentes e áridos. De acordo com algumas pesquisas, segue algumas dicas básicas:

1. No final do outono procure reduzir as regas. Em temperaturas mais baixas é preciso que a planta sinta um pouco mais a necessidade de água, então, quanto perceber que a terra está seca e que está na hora de molhar, espere mais uns dias e regue normalmente. Isso se dá, no máximo, uma vez por mês.

2. No inverno, é preciso que a planta esteja em solo seco, pois suas raízes apodrecem com muita facilidade. Certifique-se que o solo está bem drenado, para melhorar a drenagem do solo basta acrescentar areia.

3. Se o solo estiver congelado não regue! A própria umidade do ar dará a planta a água que necessita. 

4. Cubra as plantas que não são tão resistentes ao frio. Uma boa opção é colocar em uma estufa. Você pode fazer isso cortando uma garrafa pet/ou galão d'água transparente e utilizar o fundo para cobrir o vaso. Retire uma vez por semana para a troca do ar e, deixe-as livres assim que a temperatura subir.


























Tem algo à acrescentar? Deixe seu comentário. Bom cultivo à todos! :}


Fonte de pesquisa:
- http://vidasuculenta.blogspot.com/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover