sábado, 3 de maio de 2014

Cactos e suculentas: como cuidar?

Resistentes aos calor e à falta de água, cactos e suculentas são uma boa opção para quem não tem muito tempo/jeito ao lidar com plantas!

Ter plantinhas pela casa é bonito e todo mundo gosta pelo menos à maioria mas, nem sempre  tem tempo ou jeito de cuidar e, faze-las crescer. Em geral, cactos e suculentas são mais fácies na hora dos cuidados básicos, por serem plantas resistentes e que lidam bem a falta de água. Mas, não se engane! Existem pelo menos três condições básicas para você ter eles à sua volta e conseguir manter saudáveis.


Cactos e suculentas são plantas originadas de ambientes áridos, estão acostumadas em baixo do sol quente, e com certeza sentirão falta se você as colocar em um cantinho que não tenha muita luz. É ideal que a planta pegue um solzinho de 3 horas por dia para ficar bem feliz. Se você colocar ela numa varanda iluminada ou perto de uma janela, já agradaria mais!


Imagens via google


Para sobreviver nesses ambientes, essas plantas sofreram uma reação adaptativa para armazenar água em quantidades muito maiores do que outras espécies. Apesar de se comportar bem com pouca água na terra, não pense que ela viverá por muito tempo sem! Por isso é importante regar, no mínimo, uma vez ao mês. No verão, é de costume regar de uma à duas vezes por semana. Isso dependerá de quão seca a terra está. Na hora de regar molhe apenas a terra, ou seja, não molhe as folhas pois podem apodrecer. Esse último é algo que pretendo pesquisar mais, porque já vi pessoas regando as suculentas e molhando suas folhas. No meu caso, acabei perdendo uma plantinha por molhar dessa maneira uma linda "rosa de pedra" então, não arrisco mais. Com o tempo você vai sentindo o jeito que a plantinha se comporta com as regas, umas um pouco mais outras menos água, elas avisam ficando cabisbaixo e murchinhas.

imagens via google


Com o tempo a terra vai perdendo suas propriedades, por isso volta e meia é preciso fortalece-la. No caso dos cactos e suculentas a frequência é bem menor também, ela pode ser feita à cada 3 meses com composto químico ou natural, que você encontra com facilidade em lojas de jardinagem ou agropecuárias. É só jogar com cuidado em cima da terra e regar.



Seguindo essas dicas não tem erro, elas cresceram lindas e fortes. Boa sorte!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover