sexta-feira, 6 de março de 2015

Suculentas: Lithops

Lithops são plantas raras, originadas de zonas desérticas ao sul da África. Pertencem ao gênero botânico à família Aizoaceae. As plantas pertencentes a este gênero, são conhecidas/chamadas "pedras vivas" ou "plantas de pedra". Trata-se de uma suculenta anã quase sem caule, já que esse, é curtíssimo e se encontra abaixo da terra. Formam grupos de duas folhas acopladas, e divididas só por uma fissura de onde aparecem as flores. Cada par de folhas forma o corpo de uma planta, que tem desenho cilíndrico ou praticamente cônico, com uma superfície plana. Se diferem em suas cores, que podem ser extremamente variadas: do verde ao esbranquiçado, violáceo e ao rosa; além disso, podem estar manchadas, estriadas ou pontuadas. As flores aparecem no outono: brancas ou amarelas, em forma de margaridas, maiores do que o corpo das plantas.

Lithops são plantas perenes que desenvolvem um novo par de folhas à cada ano. Começam a crescer durante a troca de folhas, continuam através do inverno e primavera. No fim da primavera ou no começo do verão, as plantas começam a entrar em um período de dormência. Nesse período, em seu habitat, as plantas são submetidas ao calor intenso e de pouco ou nada de chuva, utilizando apenas a água armazenada. Com a aproximação dos dias mais frescos, elas cresceram novamente.

Para as regas, deve-se estar atento ao clima; em lugares mais úmidos, durante o verão, regue uma vez a cada 10 dias, e no inverno uma vez a cada 20 dias. Uma colher de sopa de água é suficiente, levando sempre em consideração a umidade do ar, e regar apenas com o solo totalmente seco. A propagação se realiza por sementes ou, com maior dificuldade, por estacas (enxerto).

Em seu habitat natural essas plantas se encontram entre pedras, e acabam "protegidas" do sol direto. O melhor a fazer é, colocá-las em um ambiente com bastante luminosidade; onde receba cerca de 4 à 5 horas de sol direto pela manhã, e sombra parcial durante à tarde. Uma sugestão de lugar ideal para as Lithops é agrupar as plantas em um vaso em forma de prato, entremeado com pedras redondas de vários tamanhos e cores. Potes ou vasos de cerca de 3 à 5 polegadas de profundidade se recomenda, para não proibir as raízes de crescerem adequadamente. Coloque as plantas no solo de modo que cerca de 3/4 da altura da planta permaneça sobre o nível do solo, para permitir que a planta "respire".

Eu ainda não tenho nenhuma lithop. Na verdade, nunca vi nas lojas aqui na minha cidade. :(







Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/
http://www.lithops.info/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover