sábado, 7 de março de 2015

Cactos: Extração de sementes e germinação

Quando eu comprei esse cacto ele veio com três frutinhos agarrados. Na época retirei as sementes mas, fui descuidada e não germinou. Agora ele tá carregadinho novamente e vou mostrar como faço para colher as sementes e replantar.



A hora certa de retirar as semente é quando a cor já estiver avermelhada, aproximadamente uns 15 dias após o aparecimento do mesmo. Eu tenho a leve impressão que os frutos desse já surgem com a cor vermelha, nesse caso fui monitorando para perceber quando ele se soltaria naturalmente do cacto, e foi isso que aconteceu. Não sei se é o mais certo. Eu li em algum lugar que não é bom retirar quando estiver muito maduro ou já aberto - com as sementes expostas. Pois pode haver contaminações e comprometer a qualidade de germinação.

Separando as sementes 

  • Corte fruto ao meio e retire com cuidado as semente junto com a poupa;
  • Coloque elas sobre um papel absorvente, para retirar a umidade. Enquanto isso vá separando-as delicadamente da polpa;
  • Deixa-as descançar de um dia para outro. E pronto!






Você pode plantar em seguida ou armazenar. Mas não deixe guardado por muitos meses, pois elas perdem a capacidade de germinação com facilidade.

Para saber como eu faço para germinar minhas sementinhas em mini estufa, CLIQUE AQUI.
Boa sorte, mandem as fotos das suas estufas para minha página no facebook! :)
E acompanhem o crescimento das minhas pequenas, vou postar o desenvolvimento delas aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover